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Tecnologias auxiliam na evolução do setor de cobranças

Softwares e soluções de pagamento avançados, interfaces de protocolo de aplicativo (APIs) fazem parte de tendências do mercado

Ter um departamento de cobrança eficiente é essencial para que um negócio mantenha a saúde financeira. Atualmente, empresas estão enfrentando desafios crescentes por ainda dependerem de modelos operacionais desatualizados e ineficientes. Para trazer mais eficiência nos processos e nas estruturas é preciso entender as demandas necessárias para definir as tecnologias, com auxílio dos dados para enfrentar as novas demandas do consumidor.

De acordo com a pesquisa “Impactos da COVID-19 nas estratégias de transformação digital”, realizada pela companhia de prestação de serviços Klynveld Peat Marwick Goerdeler (KPMG), cerca de 71% de executivos brasileiros aceleraram a adoção de novas tecnologias e estratégias digitais em 2020 e 62% direcionaram seus investimentos com foco na experiência dos clientes.

A evolução é constante e esse momento de transformação pode ser uma oportunidade para que as empresas sejam mais eficientes. A introdução de tecnologias mais avançadas, como o uso de softwares, chatbots e outras soluções podem garantir com que a automação de processos melhore a experiência do consumidor durante a jornada de compra de um produto, fornecendo benefícios em todo o fluxo de trabalho e colaborações em toda a organização.

Para Alberto Vargas, especialista em administração de empresas pela Universidade de Warwick (Inglaterra), investir na modernização do setor de cobranças é fundamental para o bom desempenho das organizações. “Devemos pensar na funcionalidade das coisas, e aderir softwares e soluções será fundamental para que as empresas tenham redução de custos. Isso pode resultar em maior capacidade e melhor tempo de resposta”, explica.

É fundamental que as empresas identifiquem as oportunidades de redução de custos (de ganhos rápidos a mais estratégicos), o que pode resultar em maior capacidade e melhores tempos de resposta.

Automação das atividades

Tecnologias de pagamento avançadas, interfaces de protocolo de aplicativo (APIs) e a crescente adoção pelo consumidor aos novos recursos são parte das tendências do mercado, além de sistemas como Machine Learning no sistema de contas a pagar para reconhecer faturas, eliminar pagamentos duplicados e descobrir padrões compras fraudulentas.

Segundo o especialista, essas ferramentas ajudam a detectar riscos em tempo real, informar as partes afetadas e recomendar maneiras de mitigar os problemas,assim como analisam dezenas de complexos e modelos financeiros em poucos minutos. “Os executivos experimentaram mudanças rápidas e contínuas à medida que a digitalização dos serviços financeiros amadurece. Isso aumentará substancialmente a complexidade e a interconectividade de todo o ecossistema de serviços financeiros”, comenta.

Alavancar esses ativos de confiança permitirá que as instituições financeiras atuem como construtores e facilitadores de “ecossistemas” com e sem fins lucrativos.

Diminuição de fraudes e prevenção de riscos

O uso de Inteligência Artificial pode auxiliar na diminuição de fraudes e na prevenção de riscos, fazendo melhorar a subscrição de empréstimos e reduzindo riscos financeiros das instituições.

Utilizar também a tecnologia de pagamento instantâneo, em que é possível criar sistemas que permitem mais opções de compradores e vendedores faz com que o dinheiro flua com mais rapidez e eficiência. Quase todas as plataformas voltadas para o consumidor agora oferecem a capacidade de armazenar credenciais de pagamento, seja por meio de armazenamento no local nas configurações da conta ou por meio da conexão a uma carteira digital. Essa nova onda de recursos de cartão em arquivo está permitindo experiências de compras rápidas ,em que os pagamentos acontecem automaticamente sem ter que procurar o pagamento físico.

Um destaque importante é a possibilidade de fazer cobranças com PIX na hora, a modalidade é compatível com praticidade e conforto para o consumidor. "Poder pagar sem esperar o processamento de boleto ou transferência bancária é vantajoso tanto para o cliente quanto para a empresa que pode ter um controle mais efetivo do fluxo de caixa, pois, ao final do dia, é possível saber exatamente os valores de entrada e saída. Mas a tecnologia disruptiva chegou para ficar e transformar a área financeira”, completa Vargas.

A função financeira faz parte essencial da criação de valor, e é um agente de transformação estratégico para o futuro das empresas.

Sobre Alberto Vargas

Jorge Alberto Vargas é formado em Master Business Administration pela Universidade de Warwick na Inglaterra. Possui experiência em gerência de finanças, planejamento, contabilidade, compliance e no desenvolvimento de equipes de alta performance. Já ajudou diversas empresas de diferentes tamanhos a atingir objetivos de inovação, custos e crescimento. Antes de morar no Brasil, trabalhou em mercados do México, Colômbia, Venezuela e Peru, sempre buscando entender a necessidade das empresas e a realidade econômica de cada país.

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