Notícias
No Dia Internacional da micro, pequenas e médias empresas, empreendedor fala sobre os desafios do setor
Gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação
Em 27 de junho, a ONU celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, destacando a importância vital que essas organizações desempenham na economia global. No Brasil, a relevância desse setor é particularmente significativa, sendo um dos principais motores de geração de empregos e desenvolvimento econômico.
Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 22,6 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), segundo dados do Sebrae. Os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras e são responsáveis por empregar mais de 70% da força de trabalho formal do país, reafirmando seu papel crucial na sustentação econômica e social do Brasil.
No entanto, gerir uma micro, pequena ou média empresa não é uma tarefa fácil. Os desafios são muitos, desde a burocracia até a necessidade constante de inovação e adaptação às mudanças do mercado. Um exemplo inspirador de sucesso nesse cenário desafiador é a F360, uma startup fundada em 2014 por Henrique Carbonell.
A F360 desenvolveu uma plataforma de gestão financeira voltada para varejistas e, desde o seu início, destacou-se por sua gestão financeira rigorosa e foco na sustentabilidade. Em 2020, a empresa recebeu um aporte da HiPartners e da HIX Capital, que impulsionou ainda mais seu crescimento. Hoje, a F360 atende mais de 15 mil pontos de venda, ligados a aproximadamente 400 marcas do varejo.
Carbonell trouxe consigo uma vasta experiência do varejo familiar, o que moldou a filosofia da empresa desde o início. “Está dentro dos nossos pilares ser uma empresa financeiramente autossustentável”, afirma o empreendedor. “Tendo a cultura do varejo, aprendi desde cedo a importância de ter controle de custos e gestão de fluxo de caixa eficientes. E na F360 não poderia ser diferente, temos muito forte esse olhar e isso nos traz segurança e tranquilidade em decidirmos os próximos passos da companhia.”
A abordagem da F360 de ser uma empresa geradora de caixa positivo e de manter um crescimento estratégico e ponderado fez com que a startup se enquadrasse em uma nomenclatura que recentemente se popularizou no ecossistema: "startup camelo".
O termo criado pelo investidor Alex Lazarow representa empresas que, assim como os camelos, que enfrentam longos períodos sem água, estão preparadas para resistir a dificuldades do mercado.
De 2019 a 2023, a F360 cresceu de maneira robusta, aumentando sua receita em aproximadamente 50% a cada ano. No ano passado, a receita superou os R$30 milhões. Esse crescimento consistente mostra como uma gestão financeira sólida pode ser a chave para o sucesso sustentável.
Links Úteis
Indicadores de inflação
01/2025 | 02/2025 | 03/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,11% | 1,00% | -0,50% |
IGP-M | 0,27% | 1,06% | -0,34% |
INCC-DI | 0,83% | 0,40% | 0,39% |
INPC (IBGE) | 0,00% | 1,48% | 0,51% |
IPC (FIPE) | 0,24% | 0,51% | 0,62% |
IPC (FGV) | 0,02% | 1,18% | 0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,16% | 1,31% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,11% | 1,23% | 0,64% |
IVAR (FGV) | 3,73% | 1,81% | -0,31% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.721 | 5.724 |
Euro/Real Brasileiro | 6.50195 | 6.51891 |
Atualizado em: 22/04/2025 18:54 |