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Comunicação interna gera produtividade e bons resultados
A falta de planejamento na comunicação interna pode gerar insatisfação e falta de motivação por parte dos funcionários
Existem muitas ações, que incluem cartazes, folders, mural de recados, intranet, cartões eletrônicos, newsletters e a própria comunicação verbal. Rodrigo Campos, executivo de Marketing da LINK Portal da Comunicação, dá algumas dicas.
Para conseguir manter o sucesso nos resultados de seus negócios, atualmente, as empresas buscam promover uma transformação do ambiente de trabalho e garantir profissionais mais satisfeitos e comprometidos. Saber como se comunicar com os colaboradores faz muita diferença na produtividade, na qualidade dos produtos, no clima organizacional e, consequentemente, a atitude gera mais confiança e credibilidade nos serviços prestados.
A falta de planejamento na comunicação interna pode gerar insatisfação e falta de motivação por parte dos funcionários. Estudo da Consultoria Salary.com, dos EUA, afirma que 65% dos americanos empregados pensaram recentemente em mudar de emprego. Essa realidade também se faz presente aqui no Brasil. E, segundo Rodrigo Campos, assessor comercial e de marketing da LINK Portal da Comunicação, esse fator está relacionado, principalmente, às falhas no processo de comunicação.
Para o profissional, “a comunicação interna é uma das ferramentas que a empresa precisa ter para os funcionários trazerem resultados satisfatórios e um bom relacionamento entre todos os departamentos”. O profissional ressalta que as informações sempre devem ser transmitidas de forma clara e objetiva. “As informações entre responsáveis e colaboradores devem sempre ser transparentes para não gerar problemas uns com os outros”, justifica.
De acordo com Campos, que já trabalhou como coordenador de uma equipe de promoção de eventos corporativos e de entretenimento, a boa convivência dentro da empresa reflete em lucratividade e em mais qualidade nos produtos oferecidos. “A sintonia entre todos os funcionários favorece a realização dos objetivos do negócio”, avalia.
Sobre as ferramentas de comunicação mais adequadas para o público interno, Rodrigo Campos menciona que “existem muitas ações, que incluem cartazes, folders, mural de recados, intranet, cartões eletrônicos, newsletters e a própria comunicação verbal”.
Com relação ao dia a dia, o executivo destaca a importância do brainstorm, metodologia de aplicação de ideias e soluções em grupo. “As reuniões semanais são muito importantes para expor problemas, encontrar resposta e obter propostas inovadoras. Assim é possível elaborar novas estratégias que agreguem valor aos projetos futuros”.
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